Graças à febre cafeeira e à existência de uma estrada de ferro que facilitava o transporte (antiga Sorocabana) a cidade de Presidente Prudente surgia timidamente em 1917, alavancada pela força de poderosos atores políticos aqui residentes: Cel. Francisco de Paula Goulart e Cel. Soares Marcondes, ambos ricos negociantes de terras.

No afã de modernizar a cidade que crescia aceleradamente, foram surgindo inúmeras instituições que contribuíram para isso, a Santa Casa nasceu com a missão de cuidar e proteger àqueles que o progresso ignorava. As primeiras tentativas para sua instauração datam de 1926, porém só em 1929 se concretizou o projeto de criação e construção da Santa Casa da Misericórdia de Presidente Prudente. No 11 de Julho de 1935, inaugurava-se o primeiro pavilhão, sob os cuidados das irmãs Vicentinas e alguns médicos de renome radicados na cidade: Dr. Gabriel Costa, Dr. Domingos Cerávolo, Dr. José Foz entre outros.

Tanto histórica como estruturalmente, a Santa Casa esta fortemente entrelaçada com o crescimento de Presidente Prudente. Nos anos 40, o hospital se encontrava fora do perímetro urbano, atualmente vemos que ela esta localizada praticamente no centro da cidade, por tanto também funcionou como indutora da urbanização na qual a cidade foi envolvendo seu entorno.Olhando para frente, para o futuro, temos a convicção e a perspectiva de que há ainda um longo caminho a trilhar, e muito mais a realizar. Mas olhando para trás, vemos que muito foi feito pela saúde da população, e que sua ação em prol dos mais desfavorecidos manteve-se ao longo do tempo com as adaptações necessárias às transformações sociais.
Por isso, e sem falsa modéstia, a Santa Casa reconhece e valoriza o que tem de mais importante: a equipe de 620 funcionários que participa de seu cotidiano, cientes de que possui um corpo clínico altamente conceituado no Oeste Paulista, formado por profissionais competentes e funcionários em todos os níveis e setores.

A Santa Casa investe no futuro
A Santa Casa de Presidente Prudente completou mais de 70 anos e para torná-la modelo de eficiência e competência, projetos importantes vêem sendo executados, procurando acompanhar, e até mesmo antecipar as rápidas transformações do sistema hospitalar, para chegar sempre à frente de seu tempo.
 
Telefone de Atendimento (18) 3901-8000